Objetivos
O curso de pós-graduação em Educação Escolar Indígena, tem como objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento de processos e projetos alternativos de aprendizagem na educação profissional integrada à Educação Escolar Indígena.
Com o curso de Educação Escolar Indígena, podemos apresentar como foco o conhecimento das teorias e práticas, que têm embasado o ensino da cultura indígena na atualidade. Bem como os referenciais que respaldam as pesquisas científicas na área. Qualificando o especialista para abordar assuntos referentes à prática pedagógica e à produção do conhecimento em consonância ao atendimento legal, a lei nº 11.645, de 2008, que tornou obrigatório o estudo da cultura indígena no ensino fundamental e médio.
Público Alvo
A pós-graduação em Educação Escolar Indígena, destina-se a graduados em Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, Letras, Pedagogia e Geografia. Também é recomendado à profissionais que atuam na proteção de bens culturais, na preservação de documentos históricos, patrimoniais, na difusão do turismo sustentável e na promoção da educação intercultural.
Carga Horária
N° |
Disciplinas |
Ch |
01 |
Ética Geral E Profissional |
40 h |
02 |
Metodologia Científica |
40 h |
03 |
Direitos Humanos |
40 h |
04 |
Língua Brasileira de Sinais – Libras |
40 h |
05 |
Docência do Ensino Superior |
40 h |
06 |
Inovações Tecnológicas |
40 h |
07 |
Introdução à História Indígena |
40 h |
08 |
Arte Indígena e a Arte Afro-Brasileira |
40 h |
09 |
Cultura Indígena Brasileira |
40 h |
10 |
Os povos Indígenas na Atualidade |
40 h |
11 |
Educação Escolar Indígena: Diversidade Sociocultural indígena ressignificando a Escola |
40 h |
12 |
Pedagogia da Alternância |
40 h |
13 |
Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias |
40 h |
14 |
Legislação Escolar Indígena |
40 h |
15 |
Linguística: Subsídios para a Formação de Professores Indígenas |
40 h |
16 |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
40 h |
Carga Horária Total |
640 h |