Objetivo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão, tem como objetivo formar o psicopedagogo de modo a prover com competências e habilidades necessárias o exercício do trabalho em educação inclusiva e especial. Com uma perspectiva clínica e institucional, desenvolve a competência de diagnosticar e intervir nas dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, assim como com todos tipos de alunos. Com a especialização, o profissional estará habilitado a utilizar diferentes ferramentas e técnicas psicopedagógicas para planejar e avaliar o processo de aprendizagem, sendo formado a partir de conhecimentos sobre o sujeito no contexto de ensino e aprendizagem visando a diversidade e inclusão.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão destina-se a Psicólogos, Pedagogos, educadores, licenciados nas áreas relacionadas à educação que atuam ou que pretendam atuar com o desenvolvimento de projetos voltados à educação especial.
Carga horária
N°
|
Disciplinas
|
Ch
|
01
|
Ética Geral E Profissional
|
40 h
|
02
|
Metodologia Científica
|
40 h
|
03
|
Direitos Humanos
|
40 h
|
04
|
Língua Brasileira de Sinais – Libras
|
40 h
|
05
|
Docência do Ensino Superior
|
40 h
|
06
|
Inovações Tecnológicas
|
40 h
|
07
|
Psicopedagogia e Tecnologias Educacionais
|
60 h
|
08
|
Fundamentos e Contextos da Educação Especial e da Educação Escolar
|
60 h
|
09
|
Comunicação Alternativa
|
40 h
|
10
|
Introdução à Psicopedagogia: Bases Conceituais e Origem
|
40 h
|
11
|
Educação Psicomotora: Dinâmicas, Jogos e Simulações
|
40 h
|
12
|
Psicopedagogia e Educação Inclusiva
|
40 h
|
13
|
Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita
|
40 h
|
14
|
Psicopedagogia Institucional
|
40 h
|
15
|
Diagnóstico Psicodiagnóstico Clínico
|
40 h
|
16
|
Estudos de Casos Clínicos e Institucional
|
40 h
|
17
|
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
|
40 h
|
|
Carga Horária Total
|
720 h
|